Património

Foto: Azulejos Museu “A Estação”.

A palavra patrimônio vem do latim “patrimonium”, na junção das palavras pater (pai) e monium (sufixo que indica condição, estado, ação). Por meio dessa etimologia, entende-se a relação do termo com a ideia de herança, daquilo que era transmitido de geração para geração.

A definição tem sofrido uma constante mutação, uma vez que os pensamentos e doutrinas sobre a diversidade e tipologias relativas ao conceito de património têm evoluído extraordinariamente.          

Actualmente, este, já não se enquadra no conceito generalista mas, cada vez mais, tende a especificar-se por segmentos, fruto de uma consciência colectiva de que o património, de facto, pode ter uma infinidade de abordagens, de interpretações e de critérios sobre os diferentes bens que o integram, cada um com uma especificidade e realidade diferente requerendo para o efeito da sua identificação e preservação, estudos singulares e não apenas conexões gerais.

Assim, este interesse centrado inicialmente na identificação e preservação dos bens arquitectónicos, foi alargando à integração dos bens móveis e imateriais até que o conceito evoluiu de forma a integrar a área dos recursos naturais e da abordagem paisagística e de ordenamento do território.

Conhecido como cultural compreende o móvel e o imóvel.

No móvel, as obras de arte, livros manuscritos, documentos, artefatos históricos, gravações, fotografias, filmes, documentos audiovisuais, artesanato e outros objetos de natureza arqueológica, histórica, científica e artística.

No imóvel lugares, sítios, edifícios, obras de engenharia, centros industriais, conjuntos arquitetônicos, áreas típicas e monumentos de interesse ou valor relevante do ponto de vista arquitetônico, arqueológico, histórico, artístico ou científico, reconhecidos e registrados como tal.

Abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Natural

Constituído pela variedade de paisagens que compõem a flora e a fauna de um território. Consiste em reservas da biosfera, monumentos naturais, reservas e parques nacionais e santuários da natureza.